quinta-feira, 1 de maio de 2014

#Desenterrando - Edição 2 (Parte 2): A*Teens

Vamos à nossa segunda parte do #Desenterrando 2ª edição?
A primeira parte foi postada na segunda-feira sobre o inesquecível quarteto A*Teens.
Para dar uma relembrada, falamos sobre o sucesso inicial do grupo, seus dois primeiros álbuns, "The Abba Generation" e "Teen Spirit", suas vendagens, e todos os clipes/singles trabalhados em ambos, dando detalhes. Portanto, dando continuidade...


No início de 2002, Marie, Dhani, Amit e Sara entram em estúdio mais uma vez. O grupo já estava planejando seu terceiro álbum. Uma grande curiosidade não citada foi o destaque que os garotos ganharam no segundo cd, "Teen Spirit". Em "The Abba Generation", as vozes de Dhani e Amit serviam apenas de backing vocal. Sara e Marie se destacavam devido a combinação com as músicas do Abba, que pedia vozes femininas. Porém, no segundo trabalho, os garotos também ganharam os seus solos e tudo foi ficando mais ajustado.
No terceiro trabalho, a banda foi ainda mais além: começaram a trabalhar nas composições, na produção, na fotografia e no desenho do novo projeto. Em março, aliás, saíram as primeiras notícias sobre o trabalho. O A*Teens estaria trabalhando com o roqueiro Alice Cooper para a regravação da música "School's Out". Um tanto surpreendente para uma banda pop.
Dois meses depois, a promoção se inicia. "Can't Help Falling In Love" é escolhido como o primeiro single. O clássico é uma regravação de Elvis Presley, que fora totalmente repaginado e deixado com a cara do bom pop da banda. O clipe saiu no mesmo mês e possui duas versões: a original, que mostra os quatro em um cenário completamente branco, fazendo coreografias, poses e brincando com cachorros. E a segunda versão, que fora incluída cenas do filme "Lilo & Stich", já que a canção também foi enviada para fazer parta da trilha sonora do mesmo. Abaixo, a versão com as cenas do filme e em seguida, a original.





Em 18 de junho de 2002, ocorreu o lançamento de "Pop Til You Drop!", o terceiro álbum. Com um diferencial: o cd foi lançado apenas nos Estados Unidos, na Ásia, no México e na Argentina. Dando exclusividade aos Estados Unidos, até a sonoridade foi mudada: do pop europeu, o A*Teens partiu para um pop dance americano, deixado o disco com a cara da terra do tio Sam. Estreou em 45º lugar na Billboard. Amit, inclusive, declarou que a banda precisou focar-se cada época em um país para se promoverem melhor. E para dar destaque aos americanos, o segundo single, "Floorfiller" despontou em agosto e foi a cara das pistas. Uma boa balada. Teve até produção do RedOne no cd.
Junto com o single, veio o clipe de "Floorfiller" fazendo jus: os quatro integrantes arrasando dentro de uma boate.


A música tornou-se o principal hit do "Pop Til You Drop". Com isso, o single saiu um pouco mais tarde na Europa, no mês de outubro. Marie, Amit, Sara e Dhani lançaram a música por lá como a primeira trabalhada. Só que haveria um diferencial: "Nós queríamos presentear a Europa com um álbum totalmente novo para divulgação, pois alguns fãs importaram cópias do Pop Til You Drop!. Portanto, queremos oferecer-lhes algo novo" declarou Marie. Estava chegando o "New Arrival". Esse é considerado o terceiro cd para o restante dos países, como a Europa e a América Latina. Lançado em 28 de janeiro de 2003 e no Brasil em março, o "New Arrival" seria uma reedição do Pop Til You Drop. Permaneceram algumas canções do mesmo, porém cinco foram retiradas e substituídas por faixas completamente novas, gravadas especialmente para esse trabalho. Além disso, "Heartbreak Lullaby" e "Can't Help Falling In Love" foram incluídas como bônus tracks. A seguir, as capas do "Pop Til You Drop" e do "New Arrival" e a tracklist dos dois, apontando as diferenças entre ambos.



Pop Til You Drop:
1- Floorfiller
2- Can't Help Falling In Love
3- Let Your Heart Do All the Talking
4- Closer To Perfection
5- Hi and Goodbye
6- This Year
7- Slam
8- Cross My Heart
9- Singled Out
10- Oh, oh...Yeah!
11- In The Blink of an Eye
12- School's Out (Feat. Alice Cooper)

New Arrival:
1- Floorfiller
2- Have a Little Faith in Me
3- Shame Shame Shame
4- Let Your Heart Do All The Talking
5- A Perfect Match
6- The Letter
7- Cross My Heart
8- In The Blink of an Eye
9- School's Out (Feat. Alice Cooper)
10- Closer To Perfection
11- Shangri La
12- One Night in Bangkok
13- Can't Help Falling In Love
14- Heartbreak Lullaby (Ballad Version)

Sete faixas do Pop Til You Drop foram incluídas no New Arrival. Seis eram ineditas e Heartbreak Lullaby como bônus. Assim como em "Pop", o A*Teens também trabalhou nas composições, produção e em toda a arte do "New Arrival".
Deu-se uma polêmica devido ao título, já que o Abba possuía um álbum chamado "Arrival". Havia também a coincidência de um helicóptero, presente em ambas as artes dos trabalhos. Tudo soou como uma homenagem.
Após Floorfiller como primeiro single, "A Perfect Match" foi escolhido como o segundo. Lançado em março de 2003, a música continuou a promoção do "New Arrival". A letra da canção fala sobre a atração entre os opostos. O videoclipe, lançado no mesmo mês, mostra a história de uma garota rica e de um rapaz pobre, que se apaixonam. Enquanto Marie, Sara, Dhani e Amit figuram em vários cenários, como a sala de uma mansão, uma casa e o fundo de uma praia.


A Perfect Match - videoclipe

Após a promoção dos álbuns, o grupo saiu com sua terceira turnê, Pop Til You Drop. Esta, passou apenas pelos Estados Unidos e pelo Canadá no verão de 2002. Em 2003, a quarta turnê, "New Arrival Tour", teve início, após as divulgações do álbum, passando por vários países europeus. Juntos, o Pop Til You Drop e o New Arrival venderam quase 3 milhões de cópias. 1 milhão e 200 mil do primeiro mais 1 milhão e 600 mil do segundo.
Devido a uma queda repentina nas vendas, a gravadora acabou desistindo de promover "Let Your Heart Do All The Talking", que serviria de, respectivamente, terceiro single, para Pop Til You Drop (após Can't Help Falling  In Love e Floorfiller) e New Arrival (após Floorfiller e A Perfect Match). As gravações do clipe foi cancelada e a música acabou sendo enviada apenas para as rádios. Sendo assim, haviam terminado as divulgações dos álbuns. O encerramento deixou os fãs decepcionados, já que todos aguardavam muito que "Closer To Perfection" se tornasse um single. A faixa foi considerada um pop forte e a preferida dentre eles. Já a mídia aguardou um lançamento de "One Night in Bankok". Segundo as fontes, a canção era uma regravação, porém se daria bem nos charts devido a modulação e sonoridade modernas.
Marie foi nomeada, naquele ano, a terceira garota mais sexy da Suécia. E Amit estava terminando o colegial.


No início de 2004, a banda anunciou que um "Greatest Hits" seria lançado. Eles gravaram um novo videoclipe em março, e em abril, foi lançado "I Promised Myself", carro-chefe do álbum. A música é uma regravação do cantor Nick Kamen, hit no ano de 1990. No video, os quatro estão em um bar e também fazem referências a todos os videoclipes, imitando as cenas de alguns atualmente e remetendo-nos a todo o passado da banda, dando um ar divertido e de nostalgia para a produção.

I Promised Myself - videoclipe

A divulgação para o álbum foi bem pequena: eles realizaram alguns pequenos shows na Suécia, entrevistas internacionais e fotos para revistas. Foi aí que começaram os rumores de que a banda estava se desfazendo, desmentido pelos integrantes logo em seguida. O "Greatest Hits" foi lançado no dia 5 de maio de 2004 na Suécia e em 21 de junho do mesmo ano no restante do mundo.
Foi uma compilação com os treze maiores hits da banda, e mais três inéditas. "I Promised Myself", o single, "The Final Cut" e "With or Without You". A letra das duas últimas remetiam bastante a um "adeus" e "obrigado" aos fãs. Acabou acontecendo.







Após uma pausa no grupo, Dhani e Marie saíram em suas respectivas carreiras solo. E no dia 15 de abril de 2006, o grupo postou uma mensagem no site oficial sobre o fim da banda. "Achamos melhor terminarmos enquanto estávamos no topo. E durante todo esse tempo juntos, somos muito gratos um ao outro. Porém, está na hora de eu mostrar o que aprendi, com composições, letras e seguir o meu próprio caminho por agora". declarou Amit. Dhani também deu o seu parecer: "O A*Teens nada mais é do que apenas uma memória agora. Já demos início aos nossos próprios projetos."
Marie e Sara declararam que a primeira razão pelo término da banda foi a estafa e o cansaço, devido a grande divulgação. Marie declarou que foi um período de muita loucura: os quatro passavam 300 dias de cada ano (durante os seis em que a banda esteve ativa) na estrada, entre viagens, turnês e divulgações.
Atualmente, nenhum dos quatro encontram-se firmemente no meio musical, embora nesse meio tempo, todos tenham lançado os seus projetos. Marie lançou seu álbum "Enjoy the Ride" em 2006, que repercutiu de forma boa na Suécia. Ela foi quem mais obteve êxito dentre os quatro integrantes. Amit também divulgou o seu álbum "Songs in a Key of Mine" no ano de 2008. Já Dhani e Sara divulgaram singles solo, porém um trabalho completo nunca chegou a ser lançado.
Marie também foi uma das mentoras no X-Factor sueco, no ano de 2012.
No ano passado, saiu um rumor de que a banda estaria se reunindo novamente para lançarem um projeto quinze anos após o inicio. Os integrantes confirmaram a notícia, porém não divulgaram uma data correta. Enquanto isso, nós fãs, aguardamos ansiosamente por esse reencontro! Eis uma foto dessa reunião, ocorrida no ano passado.


No total, o A*Teens vendeu quase 11 milhões de álbum mundialmente. Nos dias de hoje, Marie e Amit já completaram 30 anos em 2013, enquanto Sara e Dhani chegam à casa dos 30 agora em 2014.
Lembrando que os quatro começaram muito novos. Marie e Amit iam completar 16, enquanto Dhani e Sara estavam prestes a completar 15. A banda foi referencial para muitos adolescentes da época. E apesar dos boatos, nunca houve um romance entre os integrantes. Eles sempre se declaravam como "irmãos". De 1999 a 2006: mais um marco na história do pop!





2 comentários:

  1. Ainnnn é a música que eu quero casar (se um dia eu casar), mas na versão do Elvis!!! *.*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahaha. Essa versão que eles fizeram é ultra pop!

      Excluir