segunda-feira, 28 de abril de 2014

#Desenterrando: Edição 2 - A*Teens

Em nossa segunda edição da sessão #Desenterrando, vamos a mais uma banda que marcou época dentro do pop? Muita gente não os conhecia, afinal, o sucesso estrondoso deles aconteceu mais em países europeus. Mas, eles já vieram para o Brasil divulgar o seu primeiro álbum em 2000. Quem lembra do A*Teens??  Quem recorda, junte-se a essa nostalgia conosco! Quem não, procure conhecer essa banda mista que começou como cover teen do Abba e depois despontou nos hits próprios no ano 2000!


Tudo teve início em 1998. O produtor sueco Niklas Berg teve o projeto de formar uma banda que regravaria os clássicos do Abba. Quatro nomes acabaram por ser escolhidos: Dhani Lennevald (o loiro), Marie Serneholt (a loira), Amit Paul (o moreno) e Sara Lumholdt (a morena). Na época em que boybands e girlbands estavam sendo a sensação do momento, nada como tentar apostar em um grupo misto.  De início, o grupo foi denominado "Abba Teens". Porém, acabou ocorrendo uma confusão de direitos com dois dos integrantes do Abba e o nome foi modificado: nasceu o A*Teens. Miraram corretamente: em 10 de maio de 1999, é lançada uma nova versão de "Mamma Mia". Completamente recauchutada e repleta de pop/dance/eletrônico, a primeira música do grupo despontou nas paradas. O videoclipe era mega divertido. Mostrava Marie, Sara, Dhani e Amit trabalhando em uma exposição e sendo repreendidos pelo patrão. No meio disso tudo, os quatro descobrem um quadro que os teletransportam diretamente para uma balada.


O hit foi certo: primeiro lugar na Suécia, no Chile e na Argentina. Alcançou top 10 em mais seis países, top 20 em mais seis. foi top 50 na França e top 100 na Austrália e nos Estados Unidos. Na Billboard, o single chegou a 63. Nada tão estrondoso devido ao A-Teens fazer mais sucesso em países europeus. No dia 25 de agosto do mesmo ano, a banda lança o seu primeiro álbum: com onze covers de hits do Abba, chega o "The Abba Generation". A diferença entre ambas as bandas? O A*Teens deu uma cara completamente diferente às canções do antigo grupo: repaginaram, deixaram a cara de um bom pop/dance europeu com elementos eletrônicos atualizados, típicas de boas baladas. Essas são as capas do primeiro cd do quarteto: a da direita, feita para os Estados Unidos. E da esquerda, mundial.



Na sequência, o grupo resolve trabalhar em "Super Trouper" como o segundo single do álbum. O videoclipe também é cheio de efeitos, divertido e com a história de uma garota fanática pelos quatro. Um ponto forte dos videoclipes do A*Teens era a coreografia. O quarteto dava um banho no quesito dança, o qual sempre foi fundamental para uma girl/boyband. Chamava muita atenção.

Super Trouper - videoclipe

"Super Trouper" foi nº 2 na terra-natal da banda e top 20 em muitos outros países, inclusive, alcançando a 18ª posição no Reino Unido. O terceiro single de trabalho escolhido foi "Gimme! Gimme! Gimme!"

Gimme! Gimme! Gimme! - videoclipe

E na sequência, em 11 de maio de 2000, o "The Abba Generation" finalmente foi lançado nos Estados Unidos. No mesmo ano, inclusive, eles desembarcaram aqui no Brasil! Para fazer a divulgação do primeiro álbum nas terras tupiniquins, o grupo apareceu em vários programas de televisão como Faustão, Raul Gil e também no Planeta Xuxa! Lembram desse programa da Xuxa?? Não deixem de conferir a apresentação deles com a rainha dos baixinhos aí abaixo!

A*Teens no Planeta Xuxa em 2000

Com a divulgação em massa por vários países afora, colheram resultados: "The Abba Generation" vendeu mais de 4 milhões de cópias naquele ano. E 6 milhões até os dias atuais. Sem parada, em junho, eles lançam "Dancing Queen" como o quarto single. Junto com "Mamma Mia", foi o grande hit do álbum e despontou também na Billboard, em #95. O clipe foi um tributo ao filme "The Breakfast Club". Nele, o diretor do colégio aparece dando ordens dentro de uma sala de aula e quando sai, Marie, Dhani, Amit e Sara transformam o local em uma discoteca e bagunçam colégio afora!


A grande curiosidade é que em alguns outros países, outros três singles do álbum foram trabalhados: "Take A Chance On Me", "One Of Us" e "The Name of the Game". As três canções possuem seus videoclipes, porém, não postados no canal do A*Teens no Vevo. Portanto, as imagens encontradas no Youtube não são realmente boas.

One Of Us - videoclipe

Take a Chance on Me - videoclipe

The Name of the Game - videoclipe

O clipe de One Of Us é uma compilação de uma das apresentações ao vivo do A*Teens juntamente com o dia a dia de estrelato dos integrantes. O grupo entrou em turnê com Britney Spears em 2000 para poder promover mais o seu trabalho em território americano. E após terem alcançado moderado sucesso na terra do tio Sam, a banda resolve investir agora no próprio caminho e nas próprias músicas depois um álbum de covers. Iniciaram as gravações em meados de 2000 e no final do mesmo ano, em novembro, lançam a primeira música oficial: "Upside Down". As críticas choveram antes do single sair, deixando no ar a dúvida se o A*Teens continuaria rendendo após o "The Abba Generation". Dito e feito: "Upside Down" se tornou o maior sucesso da banda. Conseguiu platina na terceira semana de vendas, alcançou o 12º lugar nas vendas da Billboard, foi top 10 em vários países e o clipe era super transmitido na MTV Brasil. Com coreografias, efeitos especiais de ponta cabeça (conforme diria o próprio título da música) e muito pop, o grupo mostrou que veio para ficar!


Após o primeiro single, o segundo álbum, "Teen Spirit", foi lançado em 26 de fevereiro de 2001.
E mais uma vez, a capa é alternada entre a mundial e a americana.



Pouco depois do lançamento, em março, o A*Teens emplaca "Halfway Around The World", o segundo single do "Teen Spirit". A música, dançante e com letras sobre amor a distância, agradou e emplacou também ao redor do mundo, possuindo um videoclipe interessante, no qual misturava cenários e mostrava os integrantes por vários lugares. O vídeo foi gravado no Japão. "Halfway..." só não fez muito barulho no Reino Unido, devido a "Upside Down" ter sido lançado por lá apenas em maio (e ter sido um grande hit) e, com isso, haver um atraso nos singles, que já haviam sido promovidos no mundo todo.

Halfway Around the World - videoclipe

Com o enorme sucesso na Asia, o A*Teens foi convocado a figurar as latinhas de Coca-Cola distribuídas no país. Marie, Dhani, Amit e Sara foram os primeiros artistas internacionais a aparecerem em uma embalagem de refrigerante para os asiáticos! Privilégio hein?!
Antes de saírem em turnê, o quarteto lança "Sugar Rush", o terceiro single. O videoclipe foi um dos mais elogiados da banda. Porém, faltou o ponto forte: a coreografia. A música era uma baladinha mais romântica e mostrava os integrantes em um momento "in love" em uma casa de praia e na própria praia.



Em meados de 2001, eles entram em mais uma turnê, dessa vez passando pelos Estados Unidos juntamente com Aaron Carter, pela Alemanha com a girlband No Angels, e na Europa. No final de 2001, "Teen Spirit" havia vendido mais de 3 milhões de cópias ao redor do mundo. A gravadora resolve relançar o álbum com faixas a mais. E para promover essa nova edição, veio a premiere de "Heartbreak Lullaby", quarto single e também feito para a promoção do filme "O Diário da Princesa", incluído na trilha sonora do longa de Anne Hathaway.
O clipe também foi lançado e continha cenas do filme.


Além de "Heartbreak Lullaby", mais quatro novas faixas foram incluídas na segunda edição de "Teen Spirit", agora com dezessete faixas. O relançamento ocorreu em 21 de janeiro de 2002, com a seguinte tracklist.

  1. Upside Down – 3:14
  2. ...To the Music – 3:22
  3. Halfway Around the World – 3:41
  4. Firefly – 3:07
  5. Sugar Rush – 3:03
  6. Rockin' – 3:27
  7. Around the Corner of Your Eye – 4:12
  8. Slammin' Kinda Love – 3:04
  9. All My Love – 3:17
  10. For All That I Am – 3:19
  11. That's What (It's All About) – 3:17
  12. Morning Light – 3:10
  13. Back for More – 3:13
  14. Heartbreak Lullaby [Ray Hedges 7" Mix] – 4:07
  15. Don't Even Know Your Name – 3:46
  16. Can't Stop the Pop – 3:00
  17. Give It Up – 3:42

Heartbreak Lullaby, Don't Even Know Your Name, Can't Stop the Pop e Give It Up foram as faixas incluídas na segunda edição, que também mudou a capa.


Após a turnê, a promoção de Heartbreak Lullaby e todas as divulgações, o A*Teens inicia as gravações de seu terceiro álbum. Portanto, não percam a segunda parte do #Desenterrando amanhã, onde continuaremos a trajetória de sucesso do amado quarteto! 









Nenhum comentário:

Postar um comentário