segunda-feira, 2 de junho de 2014

#Desenterrando (Edição 3: Parte 2): Dez clipes que mais fazem chorar

Estão lembrados da primeira parte da terceira edição da coluna?
Quem não, abordamos o seguinte tema: os dez videoclipes que mais fazem chorar. Já foram selecionados cinco aqui para a lista do Prosa do Pop. Conforme estava devendo, vamos conferir os cinco clipes restantes com histórias que podem nos levar às lágrimas? (Ainda mais nesse frio melancólico).

#6 Sandy & Junior: "Estranho Jeito de Amar"


Com onze minutos e meio de duração, o clipe foi uma das maiores produções da ex-dupla mais querida do Brasil. A história desenrola o conturbado romance entre Luiza (interpretada por Sandy) e Vitor (Willian Mello). Após um show, Luiza avista de longe seu namorado de conversa com uma garota. Ele parece tenso, porém, quando ela o chama, ele sai em disparada. Durante esse contratempo, Luiza esquece o seu celular no evento, enquanto conversava com um rapaz. Este último pega o celular da garota, e quando Vitor a telefona para se entenderem, justamente o rapaz quem roubou o telefone atende. Transtornado e achando que está sendo traído, Vitor telefona para a garota com quem conversava durante o evento e a chama para ir até a sua casa. Lá, os dois acabam tendo uma noite de amor. Flagrados por Luiza, que decide ir atrás de seu namorado bem na hora e como possui a chave do apartamento, fica desacreditada ao ver tal cena. Ela sai nervosa pela chuva e quando Vitor segue o táxi que Luiza tomou, acaba sendo atropelado. Após esse episódio, é mostrada a agonia de Luiza no hospital (ao lado de Junior), relembrando momentos e inclusive descobrindo uma letra romântica que o namorado escreveu em sua homenagem no meio de um álbum que a mesma carrega consigo. Após muita espera, os médicos dão a notícia de que Vitor está morto. No final do vídeo, Luiza está desolada e guarda a letra da música dentro desse álbum de lembranças que pertencia aos dois. Para as emissoras de tv, o triste clipe teve uma outra versão, editada e com duração de cinco minutos e meio.

#7 Backstreet Boys: "Show Me The Meaning Of Being Lonely"


A boyband de maior sucesso das décadas de 90 e 2000 também focou na melancolia em um de seus clipes mais pedidos na MTV Brasil na época. Para quem não sabia, as histórias recorrentes aos integrantes durante o vídeo são baseadas no que aconteceu a cada um deles na vida real. Brian se vê em uma cama de um hospital desacordado devido à cirurgia de risco que preciso se submeter em 1998. A.J. está dentro de um ônibus olhando para a foto de uma ex-namorada, fato que aconteceu também devido à morte de uma ex sua de acidente de ônibus. Kevin relembra momentos de sua infância vendo vídeos de seu pai, que também faleceu. Howie D se encontra em um bar bebendo e lamentando a perda de sua irmã, que morreu de lupus. Enquanto Nick Carter se encontra andando sozinho em uma rua e socorrendo uma garota que quase é atropelada (a história do mesmo em relação aos fatos reais até hoje é uma incógnita). O clipe possui uma fotografia bem escura e só no final torna-se colorido, quando os cinco integrantes caminham em direção a uma montanha deserta.

#8 Avril Lavigne: "When You're Gone"


O triste clipe de Avril é abordado em três histórias alheias: um amor proibido pela autoritária mãe de uma garota; uma mulher que espera um bebê enquanto o seu marido vai para o exército; e aquela que mais corta o coração: um velhinho preso nas lembranças de sua falecida esposa. Durante o vídeo, é mostrado o sofrimento dos três. Quando no final, paredes se desmoronam e os protagonistas do clipe encontram uma luz dentro de uma floresta, dando a entender que a esperança e o positivismo jamais podem ser deixados de lado. Um dos clipes mais lindos da Avril Lavigne.

#9 P!nk: "Family Portrait"


A canção, para quem não sabe, foi escrita pela própria P!nk baseada no divórcio de seus pais e sua conturbada infância após esse acontecimento. O videoclipe pode ser interpretado como uma metáfora. Nele, podemos ver uma garotinha com as mesmas vestimentas de P!nk. A cantora parece não dar bola para a menina e em certo momento aparece até conversando com um oficial de justiça. Apenas depois da metade do vídeo é que o relacionamento entre as duas melhoram. Porém, quando estão em um momento bonito de diversão, uma mãe de um comercial de cereal exibido na televisão estende a mão para que a garotinha possa viver com eles, remetendo família de comercial a família feliz. A menina aceita e P!nk acaba desolada e sozinha. Problemas familiares sempre remetendo a tristeza.

#10 Madonna: "Oh Father"


Madonna realmente causou polêmica em 1989. Além do single "Like a Prayer", foi retirado do mesmo álbum o videoclipe de "Oh Father". Nele, Madonna é encontrada quando criança recebendo abusos de violência do pai após a morte de sua mãe. Ainda é possível ver a cantora apanhando até mesmo na vida adulta em uma bofetada recebida pelo seu namorado. Uma parte interessante dentro do videoclipe é quando a mãe de Madonna aparece no leito de morte com a boca completamente costurada. O clipe foi bastante repercutido e dizem que a versão original teve de ser censurada por haver cenas mais pesadas. Um tema bastante desagradável e triste.

Curtiram a lista?
Claro que existem muitos outros videoclipes tristes dentro da história da música pop. Se faltou algum que vocês queriam na nossa lista, citem aí suas sugestões!


Um comentário:

  1. Maaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa você esqueceu do N'Sync!!! huahuauahuahuah (finge que não falei umas 2000x) This I promise you eeeeeeeeeeeee I drive myself crazy! huahuhauaa
    Massss super amei o revival! Acho que você deve fazer uma parte 3 a revanche com + 5! hauahuahuahuahuahuaha

    ResponderExcluir